Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Farol – Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa

Área do conteúdo

Atual

Expediente

Sumário

Editorial

Pollyanne Bicalho Ribeiro; José Marcos Ernesto Santana de França; Francisco Rogiellyson da Silva Andrade; 
Rafael Lira Gomes Bastos

______________________________________________________________________

ARTIGOS

Lightning! Experimentando ensinar inglês e escrita criativa de microficção por meio da abordagem de tarefas

Pedro Lucas Pinto Santos; Fernando Silva de Jesus; Maria Lua Albus

 

O desenvolvimento da habilidade de escrita no livro time to share

Carolyne Mauricio da Silva

______________________________________________________________________

ENSAIOS

Letramentos e ensino de linguagem: da definição às contribuições para o cenário da educação

Francisco Renato Lima

______________________________________________________________________

MEMORIAIS DE FORMAÇÃO

De catador de caju a professor doutor: travessias formativas no Delta do Rio Parnaíba

José Marcelo Costa dos Santos

______________________________________________________________________

PLANOS DE AULA

Aprendendo com as tecnologias digitais da informação e comunicação de forma colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa

Maria Geizi Silva Pinto

 

Dos contos clássicos aos contos contemporâneos: uma proposta de trabalho em sala de aula

Tayane Fernandes dos Santos

 

O romance policial e a transitividade verbal na educação básica: proposta didática

Aline Menezes; Dennis Castanheira

______________________________________________________________________

PROJETOS DE LETRAMENTO

A contribuição do endereçamento bakhtiniano no ensino de produção textual dos gêneros argumentativos carta de reclamação e cartaz

Fernando Lima Menezes

______________________________________________________________________

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Estágio em docência na pós-graduação: um relato de experiência no contexto pandêmico da Covid-19

Sandra Maia Farias Vasconcelos; Sara Nickaelly Aparecida de Sousa

______________________________________________________________________

RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

 

Memórias do primeiro estágio: reflexões acerca da teoria na prática

Maria Helena Rodrigues Chaves; Maria Nadiane Simões da Silva; Francisco Bruno da Silva; Carlos Geovane da Costa Araújo

 

O estado da arte do estado de ensino: condições do letramento literário em uma escola secundária brasileira

Thomas Yuri de Freitas Silva

 

Relatório de estágio curricular supervisionado: ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental

Manuel Alexandre Silva Cândido; Flávia Cristina Candido de Oliveira

______________________________________________________________________

Revista Farol
Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades
Departamento de Letras Vernáculas
Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa
revistafarol.ufc@gmail.com

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo