Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Farol – Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa

Área do conteúdo

Arquivos

Expediente

 

Apresentação

Pollyanne Bicalho Ribeiro et al.

______________________________________________________________________

ARTIGOS

A notícia impressa como objeto de ensino de língua portuguesa: um modelo didático do gênero

Frederico Santana de Carvalho; Maria da Conceição Azevêdo; Aline Sousa Araújo

 

As múltiplas inteligências de Gardner como método para o ensino de língua inglesa em turmas de ensino fundamental

Yann Vasconcelos de Araújo; Atanael Nascimento Rodrigues

______________________________________________________________________

MEMORIAIS DE FORMAÇÃO

Memórias de uma apresentação quase perfeita: reflexões sobre avaliação escolar

Jaqueline Sousa Araújo

______________________________________________________________________

PLANOS DE AULA

A carta de solicitação e o desenvolvimento da tipologia argumentativa

Mayara Costa Lima; Ana Letícia Cruz e Silva; Thiago do Nascimento Florêncio; Débora Maria da Costa Oliveira Holanda

 

Conhecendo a estrutura do infográfico

Amanda Aparecida da Costa; Gabrielly Thiciane dos Santos Andrade

 

Leitura e criticidade em ambientes digitais: uma proposta pedagógica para o ensino médio

Cinthia Evandro Martins Pereira; Melissa Maria do Nascimento Sousa; Sayonara Melquíades de Matos

 

Oficina de produção de charge digital

Jamylle Jorge Pinheiro; Lais Almeida dos Santos

______________________________________________________________________

PROJETOS DE LETRAMENTO

Enlaces e trânsitos de leitura e escrita entre os bancos da escola e os bancos da praça: elementos a partir da pedagogia dos multiletramentos

Francisco Renato Lima

 

Uma proposta de ensino à luz do sarau literário

Ricardo Ferreira de Sousa

______________________________________________________________________

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Reflexão sobre polidez como processo de ressignificação de atitudes sociais

Maria Nagela da Silva Ferreira Carvalho

 

Reflexões acerca do estágio em docência na pós-graduação: um relato de experiência

Flávia Nicaele Sousa Silva; Maria Sabrina Ferreira Torres

 

Um mundo mágico da leitura: os contos e encantamentos na alfabetização

Islen Barbosa Ramos Machado

______________________________________________________________________

RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

Literatura e música nas aulas de língua portuguesa: reflexões em contexto de estágio docente

Cristian Schneider Moraes

 

Relatório de estágio de observação em ensino de leitura: (re)pensando o ensino de leitura no contexto remoto

Dayra Rodrigues Firme; Rayane Ferreira Barros de Sousa

 

Relatório do estágio de observação em ensino de leitura

Beatriz Vidal Leite Bento; Karina Mayra Sousa da Silva

______________________________________________________________________

Revista Farol
Universidade Federal do Ceará
Centro de Humanidades
Departamento de Letras Vernáculas
Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa
revistafarol.ufc@gmail.com

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo