A revista Farol chegou: um pouco da gente
Data da publicação: 19 de abril de 2021 Categoria: Quem somosSobre a revista
A revista Farol foi idealizada por alunos e professores vinculados ao Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que aderiram ao Farol (Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa). O desejo da revista é promover uma discussão que faça sólida interface entre teoria e prática de sala de aula, dando prioridade a gêneros discursivos catalisadores. Signorini (2005, p. 94) atribui aos relatos de natureza autobiográfica a função de gêneros catalisadores se referindo aos “gêneros discursivos que favorecem o desencadeamento e a potencialização de ações e atitudes consideradas mais produtivas para o processo de formação”.
Nesse sentido, acreditamos que a Farol, ao dar publicidade a gêneros discursivos pouco prestigiados nas revistas científicas em geral, tais como relatos, planos de aula, relatórios, entre outros, cumpre o propósito de potencializar o processo de (re)construção dos sujeitos docentes na promoção de sua formação.
Para tanto, busca-se trocar experiências, histórias e vivências bem-sucedidas em sala de aula. A revista aceita a submissão de planos de aula, projetos de letramento, relatos de experiência, relatórios de estágio, memoriais de formação, entrevistas, ensaios e artigos, que tratem sobre ensino de línguas (materna e estrangeira/segunda língua). Prioriza-se pela submissão de professores em formação, alunos de cursos de Licenciatura em Letras, e professores que atuam em sala de aula. A avaliação dos textos se dá pelo sistema duplo-cego. Os textos devem estar em avaliação exclusiva pela revista e não devem ser publicados em outros periódicos, sob pena de serem retirados.